sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012


..
Áreas de atuação do Biomédico #04


"- Você é biomédico? Sim,eu sou!
- Ah, você é aquele que faz exames de sangue,não é?"

Quem nunca associou o biomédico ao laboratório de análises clínicas, que atire a primeira pedra! Embora essa não seja a única especialidade do profissional, é a área que ocupa o primeiro lugar no ranking das mais procuradas. 
O biomédico que buscar a área de análise clínicas, realizará exames, assumirá a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos; executará o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfussionais; e assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades. 
Essa área é procurada por cerca de 80% dos biomédicos formados. Isso se deve justamente porque a maioria das faculdades que oferecem o curso, são voltadas para as análises clínicas. No entanto, atualmente muitas universidades formam profissionais especializados na área em que ele procurar seu estágio.
Dentre os exames a serem realizados pelos profissionais especializados em análises clínicas  estão os de sangue, fezes, urina e secreção protática, que são solicitados pelo médico.



PRINCIPAIS ÁREAS:
  • HEMATOLOGIA - ramo da biologia  que estuda o sangue . Além de estudar o estado de normalidade dos elementos sangüíneos e dos órgãos hematopoiéticos, estuda as doenças a eles relacionadas;
  • MICROBIOLOGIA - ramo da biologia  que estuda os microrganismos, incluindoeucariontes  unicelulares  e procariontes, como as bactériasfungos  e vírus. Atualmente, a maioria dos trabalhos em microbiologia é feita com métodos de bioquímica  e genética . Também é relacionada com a patologia, já que muitos organismos são patogênicos.
  • BIOQUÍMICA - A bioquímica é uma ciência  que estuda principalmente a química  dos processos biológicos que ocorrem em todos os seres vivos. A bioquímica é voltada principalmente para o estudo da estrutura e função de componentes celulares como proteínascarboidratoslipídiosácidos nucléicos  e outrasbiomoléculas.
  • PARASITOLOGIA - Parasitologia é a ciência que estuda os parasitas, os seus hospedeiros  e relações entre eles.
  • IMUNOLOGIA - Imunologia é a ciência que estuda os aspectos de defesa do hospedeiro contra a infecção e das conseqüências adversas das respostas imunes.


Fonte: Pet Farmácia
0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...