quarta-feira, 13 de junho de 2012


..
Áreas de atuação do Biomédico #05


"Patologia é a ciência que estuda as alterações das estruturas e funções dos seres vivos, as causas que a determinam, assim como o modo delas agirem."

   Assim como a Fisiopatologia, a Nosotaxia e a Nosonomia, a Anatomia patológica é um ramo da patologia e da medicina que lida com o diagnóstico das doenças baseado no exame macroscópico de peças cirúrgicas e microscópicos para o exame de células e tecidos.
  O patologista tem ampla atuação na ciência médica. Existem patologistas dedicados preferencialmente ao desenvolvimento científico, geralmente através da patologia experimental. Outros atuam preferencialmente na sala de necrópsia, no estudo da história natural das doenças, outros ainda atuam preferencialmente em patologia cirúrgica diagnóstica e citopatologia, além de serem responsáveis pela análise e elaboração de laudos (pareceres médicos)em exames utilizando-se a técnica de imuno-histoquímica. Aqueles que se dedicam preferencialmente à patologia diagnóstica são denominados patologistas cirúrgicos.
  Na patologia o Biomédico é responsável em realizar exames microscópicos de células, órgãoes e tecidos do corpo humano, ou ainda macroscópicas de peças cirúrgicas. A atuação nesta área requer do Biomédico uma especialização/residência em Patologia após o término da graduação.

  O papel do Biomédico na Patologia é de suma importância na emissão de laudos que indicam qual a doença presente no paciente, determinando o tratamento a ser aplicado, ou ainda pode determinar quais fatores levaram ao óbito do paciente.
Através da Patologia experimental, permite o estudo de determinadas patologias, levando muitas vezes à sua cura.
    A especialização pode levar 2 ou 3 anos, dependendo da instituição escolhida, e possui um leque de variedades no mercado de trabalho, pois o profissional habilitado pode atuar em clínicas, laboratórios, hospitais e universidades.
   De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (Resolução Nº 145, de 30 de Agosto de 2007), o biomédico habilitado em Anatomia Patológica poderá realizar todas as análises que envolvem a macroscopia, microtomia, diagnósticos histoquímicos e imunohistoquímicos, firmando os respectivos laudos, entre outros inerentes a função. 
  Para garantir a qualidade da execução destes exames, a habilitação em Anatomia Patológica deverá contar com o seguinte conteúdo programático: anatomia geral, anatomia topográfica, patologia geral, patologia sistêmica, anatomia patológica, noções básicas de diagnóstico por imagem, além de uma carga horária mínima de 500 horas de estágio.

Fontes:


1 comentaram

1 comentários :

Mariana disse...

Eu já terminei a escola de medicina e estou pensando alternativas para minha especialização.
A patologia me interessa muito, sobre tudo a área da citopatologia

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...